O Sonho

Tudo começou em 2007 e ao longo de sensivelmente 10 anos, percorremos a região do vale do Tua, um rio e uma linha ferroviária centenária cujo traçado mais emblemático está agora submerso.
Conversámos com as pessoas e com o silêncio, registámos o passado e entrevistámos o futuro ao longo das páginas que compõem o livro “Alma Tua”.
Tivemos a oportunidade de divulgar este trabalho em quase duas dezenas de exposições, cujo site actual ajudou a divulgar, partilhar e sensibilizar. Motivados pelos visitantes que nos impeliam a publicar, embarcámos na aventura e ei-la, ei-lo!, nas livrarias desde 19 de Novembro de 2019.

Deixámo-vos com o texto original de “O Sonho”, quando o livro era apenas isso, um sonho.


À medida que o tempo avançava e o caminho abandonado de cascalho, carris e travessas, ficava para trás o que era um projecto tornava-se em sonho, palpável e objectivo.

Percorrer a linha do comboio, falar com um punhado de pessoas, semear aqui e ali uma fotografia ou deixar gravada numa travessa um poema avulso, tudo se transforma numa vontade de preservar aquilo que, ultimamente, até porque a memória dos autores não perscruta tão longe assim, tende desaparecer.

É impossível, quando se veste um pouco mais de alma, ficar indiferente à beleza do Vale do Tua.
É impossível, quando se ouvem Pessoas, ficar indiferente ao grito mudo de gentes com a porta sempre aberta.
Sem arrogâncias ou falsas modéstias, este projecto tem como Sonho preservar a imagem do vale do Tua e a sua linha.

Este site tem um duplo propósito: por um lado ser mais uma voz em defesa deste património, por outro, dar também a conhecer a nossa história, através de uma pequena amostra da mesma, dos poemas, das imagens.

Esperamos que o leitor possa encontrar um pouco daquilo que os autores viram, mas, acima de tudo, possam entrar no mundo daquilo que sentiram e que está por detrás dos pigmentos das cores ou das curvas das letras.

Que não morra em nós, nunca, a força de lutar pelo nosso melhor!

Por Trás-os-Montes.
Pelo Tua.

O sonho
O sonho