Após a exposição na Casa da Juventude de Rio Tinto, o projecto Alma Tua chegou a “casa”.
Esteve patente no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, em Mirandela, de 09 de Dezembro de 2011 a 06 de Janeiro de 2012 inicialmente, prolongando-se a 31 de Janeiro de 2012 a pedido do Museu.
Até 6 de Janeiro, está patente no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, em Mirandela, uma mostra de fotografia e poesia, de Norberto Valério e José Miguel Gomes, dedicada ao rio Tua e à histórica linha férrea. Ao mesmo tempo, a mostra pretende alertar para a salvaguarda de ambos os patrimónios.
Apresentando um conjunto de imagens e textos inspirados num trajecto pela linha ferroviária do Vale do Tua, a exposição dá a conhecer as perspectivas do fotógrafo (Norberto Valério) e do poeta (Miguel Gomes).
Esta iniciativa é, segundo os autores, «inteiramente dedicado» ao rio Tua e à linha de caminho de ferro com o mesmo nome. «E, por inerência, a parte da população do Nordeste Transmontano», adiantam.
Norberto Valério e Miguel Gomes consideram que o rio, a linha e a população «estão ameaçados pelo abandono».
O projecto «Alma Tua» procura mostrar «a beleza das terras e gentes transmontanas e da sua alma» mas visa também sensibilizar para a sua salvaguarda, descrevem os autores.
Consideram ainda que este é um trabalho que incide sobre «os que não têm voz e que pela força do isolamento acreditam em quem lhes atira umas palavras caras acompanhadas de fato e gravata».
E acrescentam, no site de promoção deste trabalho, que «é impossível, quando se veste um pouco mais de alma, ficar indiferente à beleza do Vale do Tua».
Esta exposição é organizada pelo município de Mirandela.
Mais informações:
– Museu Armindo Teixeira Lopes
– Memórias e outras coisas… Bragança