Ouça aqui a entrevista no programa Mosaico, da Rádio Clube de Penafiel. Realizou-se no dia 27 de Fevereiro de 2015, no âmbito da exposição “Rota do Românico: Caminho de Encanto“. Ao longo dos 58 minutos da entrevista não poderíamos deixar de abordar este projecto, este sonho, Alma Tua.
A exposição é composta por um conjunto de fotografias de Norberto Valério e poemas de Miguel Gomes. Concretamente, vinte e quatro fotografias e vinte e quatro poemas, divididas pelos doze concelhos que compõe a Rota do Românico. O catálogo da exposição “Rota do Românico: Caminho de Encanto” pode ser obtido aqui.
Entrevista conduzida pela Dra. Adelaide Galhardo. Participação da Dra. Rosário Machado, directora da Rota do Românico e dos autores Norberto Valério (fotografia) e Miguel Gomes (poesia).
Introdução
O olhar acumula-se, sem sentidos, a cada passo do caminho. Feliz pelo ornamentado trilho que se ergue, diariamente, treinam-se sentimentos a cada mão que se toca. O espanto mora ao virar da esquina, no pó esquecido, a sina, nas lendas que se tornam pigmento, no calar de todos os que ombrearam gigantes e que por eles não reza o momento.Nas páginas seguintes, de par a par, as janelas do que percorremos sem saber ainda, na altura, entre nuvens e brisas de brandura, os olhares e as letras que pendem do sonho de ver um trabalho concretizado.
Este é o nosso batizado, nascido e criado.Filho que se ergue ao som dos conselhos, por entre concelhos, em dose dupla, que mais pudessem ser!, fruto da amizade e das muitas imagens que não podemos partilhar, pois de incrustadas em nós, na íris, na retina, na ausência de voz, acomodam as lembranças de papel que caem a cada recordação do momento.Tu, que lês, és o verdadeiro monumento.
O conhecer, desvendar, com as personagens conversar e saber, no fundo, de morto apenas o vocábulo, isto é o mundo!, quem se quer caminho despe-se vagabundo, não poderemos alcançar o invisível se nos tornarmos pintura de outrem.
Por isso, amigo, amiga, ilustre desconhecido, desconhecida, aceita o convite e segue, pela vida, sem pranto, pela rota, caminho de encanto.