A convite da Casa da Juventude de Rio Tinto, Câmara Municipal de Gondomar, localizada na Quinta das Freiras em Rio Tinto, o projecto “Alma Tua” fez a sua primeira exposição com um conjunto de 12 fotografias e respectivos poemas, de Outubro a 12 de Novembro de 2011.
“Alma Tua”, de Norberto Valério e Miguel Gomes, é a exposição de fotografia e poesia que, até 12 de Novembro, está patente na Casa da Juventude de Rio Tinto. Apresentando um conjunto de imagens e textos inspirados num trajecto pela linha ferroviária do Vale do Tua, a exposição dá a conhecer as distintas perspectivas do fotógrafo (Norberto Valério) e do poeta (Miguel Gomes).
De recordar que o projecto “Alma Tua” não efectua a sua primeira “passagem” pelo Concelho de Gondomar – pois já obteve, com um conjunto de três fotografias de Norberto Valério, uma Menção Honrosa no II Prémio de Fotografia Associação Artística de Gondomar.Este projecto é inteiramente dedicado ao Rio Tua e à linha de caminho de ferro com o mesmo nome. E, por inerência, a parte da população do Nordeste Transmontano. Norberto Valério e Miguel Gomes consideram que o rio, a linha e a população “estão ameaçados pelo abandono”. O projecto “Alma Tua” procura mostrar um pouco da beleza das terras, das gentes e da sua alma – pretendendo, também, sensibilizar para a sua salvaguarda.